Nutrição e Saúde Bucal

Nutrição e Saúde Bucal

Existe uma forte conexão entre os alimentos que as pessoas ingerem e a saúde bucal, diz a Academia americana de Nutrição e Dietética.

De acordo com o trabalho da academia, a cárie dentária é a doença bucal infecciosa mais comum e transmissível entre os seres humanos. Além disso, a saúde geral de uma pessoa pode ser afetada pela perda dental, uma vez que a saúde periodontal afetada pode levar à diminuição da qualidade da alimentação decorrente da falta de elementos
nutricionais na dieta do indivíduo.

O trabalho enfatiza o fato de os problemas de saúde bucal poderem ser prevenidos por meio de:

 Ingestão de uma dieta balanceada com frutas, vegetais, proteína magra, derivados do leite desnatado e grãos integrais que fornecem nutrientes essenciais para a ótima saúde bucal e geral.

 Prática de uma boa higiene bucal, como escovar os dentes com creme dental  fluoretado pelo menos três vezes ao dia, após as refeições, ingerir água fluoretada e buscar regularmente tratamento odontológico regularmente.

Conforme aumenta o conhecimento da ligação entre nutrição e saúde bucal, mais enfatizada fica a importância dos nutricionistas e da saúde bucal promoverem exames, educação e encaminhamentos como parte do tratamento abrangente cliente/paciente, de acordo com os autores do trabalho da academia.

Os esforços colaborativos entre profissionais da nutrição, odontologia, medicina e aliados na pesquisa são necessários para garantir a assistência à saúde da população, dizem os autores.

O trabalho foi escrito pelas dietistas registradas Riva Touger-Decker, Ph.D., professora e chefe de departamento da Universidade de Medicina e Odontologia da Escola de Profissões Relacionadas à Saúde de New Jersey e da Faculdade de Odontologia de New Jersey; e Connie Mobley, Ph.D., reitora associada de pesquisa e professora da
Faculdade de Odontologia na Universidade de Nevada –Las Vegas.

A ADA (Associação Dental Americana) apoia as recomendações de MyPlate, um website do Centro de Política e Promoção da Nutrição do Departamento de Agricultura, ao afirmar que uma dieta balanceada deve incluir:

 Frutas e vegetais. Combinados, eles devem constituir metade do que você come todos os dias.
 Grãos. Certifique-se de que pelo menos metade dos grãos que você ingere sejam grãos integrais, como aveia, trigo integral e arroz integral.
 Derivados do leite. Escolha os desnatados ou semidesnatados.
 Proteínas magras. Escolha as proteínas magras, como carnes vermelhas magras, aves sem pele e peixes.

Experimente e varie suas opções incluindo ovos, feijões, ervilhas e legumes também. Coma pelo menos 225 g de frutos do mar por semana.

Além disso, visitar um dentista duas vezes por ano para avaliação de sua saúde bucal ajudará o profissional a monitorar sua saúde bucal e recomendar modificações na dieta.

Fonte: © 2018 Associação Dental Americana.

EPrimare Odontologia.

Compartilhe

Leave comment

WhatsApp chat